HomeAutomotivas

Como escolher a bateria certa para o seu carro

Como escolher a bateria certa para o seu carro
Like Tweet Pin it Share Share Email

Uma bateria automotiva é um dos componentes que tem uma vida útil estabelecida, e, portanto, precisará ser trocada em algum momento. Constituída por um agrupamento de pilhas que se ligam em paralelo, sua durabilidade pode ser de dois a três anos, a depender de fatores externos e internos.

Sendo a fonte de energia para o motor de arranque, luzes e todo o sistema elétrico do carro, elas são indispensáveis para o bom funcionamento do seu veículo. Por isso, escolher uma bateria não é algo tão simples, e o preço, apesar de ser um fator importante, não pode definir a sua escolha.

Aqui você vai encontrar informações muito importantes sobre as baterias de carro e como você pode escolher este componente indispensável, com segurança para a saúde automotiva do seu veículo. Leia até o final e descubra o que deve ser considerado na escolha da bateria certa para o seu carro.

O veículo

O primeiro ponto a ser considerado na escolha de uma bateria para o seu carro é justamente o modelo do seu veículo. Cada modelo disponível no mercado possui necessidades subjetivas e exige um determinado modelo de bateria.

Por isso, o primeiro passo para descobrir a bateria ideal para o seu veículo, você deve buscar no manual de fábrica todas as características elétricas e os parâmetros deste componente automotivo.

Além de tudo isso, é necessário ainda identificar na bateria que se encontra atualmente instalada, a capacidade nominal, que se encontra no rótulo deste produto. Esta capacidade nominal, também conhecida como amperagem, é a capacidade deste componente em acumular energia.

As diferentes versões de um mesmo modelo de carro pode necessitar de diferentes quantidades de energia, que irão sustentar todo o sistema elétrico do veículo. Por isso, é sempre necessário conferir o rótulo e o manual de fábrica, lembrando que este é um documento que jamais deve ser descartado, já que contém informações sobre o funcionamento de cada parte do automóvel.

Realizar a instalação de uma bateria que não seja compatível com as especificidades do veículo pode causar danos irreparáveis ou que, mesmo reparáveis, geraram um gasto imensurável para o seu bolso. A manutenção e conserto de problemas elétricos em veículos pode ser muito cara.

Outro ponto importante é verificar, também no manual do usuário, as dimensões deste produto elétrico, tendo em vista que o espaço destinado a instalação deste componente possui dimensões específicas em cada versão ou modelo de carro.

Tipos de bateria

No mercado existem diversos tipos e modelos de baterias disponíveis para a compra, e para adquirir uma nova é preciso compreender minimamente as diferenças entre estes produtos. Os principais tipos de bateria para carros encontrados no mercado automotivo são:

  1. Linha Automotiva SLI: a bateria SLI é a mais popular entre os usuários de veículos, já que é a mais barata entre os tipos de baterias. É conhecida também como bateria convencional.
  2. Linha Automotiva EFB: a tecnologia deste tipo de bateria foi planejada para ter segurança e vida útil em veículos de tecnologia Start Stop, trabalhando em estado parcial de capacidade. Seu desempenho é melhor, tendo em vista sua duração de três vezes mais ciclos.
  3. Linha Automotiva AGM: este modelo tem foco nos veículos de alta performance ou veículos com tecnologia Start Stop. Sua tecnologia resulta na baixa liberação de gases e baixo consumo de água. Sua vida útil também é maior, bem como sua qualidade.

Amperagens

A amperagem, ou capacidade nominal, refere-se a quantidade de energia fornecida por uma bateria de carro, em uma temperatura de 25°C, dentro de um regime de 20 horas, até que a tensão encontrada em seus terminais chegue a 10,5 volts. Resumindo, é a capacidade de armazenar e distribuir energia dentro da descarga elétrica do automóvel.

Para leigos, basta saber que quanto maior for esta capacidade, maior será a potência da bateria para atender as necessidades de energia do automóvel. Isso tudo é importante, principalmente em veículos de partida Start Stop, e quanto maior a quantidade de componentes elétricos, o veículo terá uma demanda por baterias com amperagem mais alta.

Escolher uma bateria que possua a amperagem adequada para as necessidades elétricas do seu carro evitam que problemas com os sistemas do veículo ocorram. Assim, quando for escolher uma bateria, é preciso identificar a amperagem que seu veículo demanda e buscar por componentes que atendam essa demanda.

Uma bateria de amperagem menor poderá dificultar a partida na hora de ligar o carro, já que a injeção eletrônica e o motor de arranque precisam de energia da bateria para funcionarem. E em dias frios este pode ser um problema ainda maior, impossibilitando que o carro seja ligado e utilizado.

E, no caso do contrário, uma bateria com capacidade superior ao necessário, você encontrará dificuldades em repor a quantidade de carga demandada, bem como fazer esta carga permanecer no componente. E durante o processo de carregamento, um tempo consideravelmente superior ao comum será demandado, levando a problemas no funcionamento desta.

Aqui você encontra um artigo explicando tudo sobre amperagem de bateria automotiva.

Conclusão

Uma bateria é um dos componentes mais importantes de um veículo e irá ditar o bom funcionamento ou não do carro. O bom funcionamento do seu veículo depende da escolha e manutenção de produtos conforme as recomendações do fabricante.

A escolha de uma bateria veicular é um processo muito importante para o bom funcionamento do seu carro. A escolha de uma bateria que não seja compatível com as necessidades do carro poderão resultar em problemas que podem ser sérios e caros para serem revertidos.

Alguns pontos importantes a serem observados são: o tipo e modelo de veículo, a quantidade de componentes elétricos, as recomendações do fabricante encontradas no manual do usuário que acompanha o carro, a amperagem, ou capacidade nominal da peça e as dimensões do produto.

Antes de realizar qualquer compra, realize uma consulta a um especialista, e busque sempre por produtos que possuam certificados do InMetro. Exija qualidade e garantia de todo produto que você compra para alimentar as necessidades do seu carro.

Comentários (1)

  • Bom dia comprei uma bateria Kondor50 no dia 03 fevereiro de 2023, palio 1.0 gas/gasolina. Gostaria de saber realmente se atende o modelo do meu carro, uma vez que sempre usei kraft de 60, mais no dia tinha dela para me atender.

    Reply

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *