HomeAutomotivas

As melhores marcas de bateria automotiva

As melhores marcas de bateria automotiva
Like Tweet Pin it Share Share Email

Na hora de fazer a troca, é essencial conhecermos quais são as melhores marcas de bateria automotiva. Afinal, esse é um componente crucial para o bom funcionamento do seu veículo.
Basicamente, tudo no carro é controlado por eletricidade. Assim, uma falha na bateria pode causar problemas graves ou fazer o veículo simples não funcionar.

Com o avanço da tecnologia, os carros estão saindo de fábrica com mais sensores e sistemas elétricos do que nunca. Sem uma bateria de qualidade e potente, é impossível suportar todas essas tecnologias, que se falharem, podem causar acidentes graves.

Além disso, pressões de governos e da população por menores emissões de gases estufa, os carros estão utilizando cada vez mais sistemas elétricos, ou seja, exigindo o uso das melhores marcas de bateria.

O que você precisa saber antes de comprar uma bateria para o seu carro

Como escolher uma bateria automotiva

Antes de falarmos das melhores marcas de bateria automotiva, precisamos entender como devemos avaliar o produto na hora de comprar.

Para isso, devemos estar atento aos seguintes aspectos:

  • Tipo da bateria
  • Capacidade e polaridade
  • Medida de CCA
  • Reserva de capacidade
  • Tamanho
  • Garantia
  • Tipo de bateria

As baterias automotivas possuem três tipos diferentes:

  • SLI, também chamada de convencional ou chumbo-ácido, sendo a mais comum e barata;
  • EFB, utilizadas em veículos que precisam de cargas rápidas, como os carros com sistema start-stop;
  • AGM, as mais avançadas (e caras), indicadas para carros com turbo eletrônico e/ou freio regenerativo.

Capacidade de referência

A capacidade de referência nada mais é que o quanto de energia a bateria é capaz de oferecer. Dentre as melhores marcas de baterias automotivas, o modelo mais comum são as com 60 Ampère hora (Ah). Entretanto, carros mais tecnológicos saem de fábrica com baterias com capacidade maior. Além disso, caso seu veículo tenha alguma customização, como som automotivo potente, também é necessária uma bateria com maior armazenamento.

Polaridade

A polaridade será bastante importante para a instalação correta da bateria. Em geral, a polaridade costuma ser direita, representada pela letra D, mas há modelos investidos, no lado esquerdo e representados pela letra E. Para saber qual a polaridade da sua bateria atual, posicione ela na sua frente e veja qual dos lados possui uma cor diferente. Em geral, o polo positivo é indicado pela cor vermelha. Caso você saiba o nome do modelo da bateria, basta procurar suas informações na internet para confirmar.

Medida de CCA

A medida de CCA, ou Cold Cranking Ampère, é a medida de corrente elétrica para arranque a frio. Ou seja, o máximo de energia que a bateria é capaz de fornecer nos primeiros 30 segundos em temperaturas e tensão mínimas. Aliás, o CCA é uma ótima medida para poder analisar produtos equivalentes e poder fazer a escolha da melhor marca de bateria automotiva. As baterias convencionais costumam ter o CCA entre 400 e 480 Ampére. Enquanto isso, os modelos EFB podem chegar aos 500 Ampére.

Reserva de capacidade

Como o nome indica, a reserva de capacidade representa quanto tempo a bateria consegue fornecer de energia (mínimo de 262,5 Watts) estando totalmente carregada.
As melhores marcas de bateria convencional (60 Ah) oferecerão uma reserva de capacidade de 90 minutos. Já as baterias com amperagem mais baixas podem apresentar uma reserva de 70 minutos ou menos.

Tamanho

Conhecer o tamanho da bateria também é um ponto muito importante em sua análise de compra. Isso porque nem todos os veículos possuem espaços para qualquer tamanho de bateria. Assim, é preciso observar se a bateria que você está querendo comprar possui compatibilidade com seu veículo. Por isso, cheque as informações da sua montadora para fazer a escolha certa.

Garantia

Por fim, não deixe de escolher um produto que ofereça o maior tempo de garantia possível, para que tenha a tranquilidade no seu dia a dia. Em geral, as melhores marcas de bateria automotiva chegam a oferecer cerca de 18 meses de garantia.

Com isso, podemos fazer a escolha entre as melhores marcas de bateria qual modelo de produto é o melhor para o seu veículo, objetivo e orçamento.

As melhores marcas de bateria automotiva

Melhores Baterias Automotivas

Agora que você sabe como escolher uma bateria, está na hora de conhecer as melhores marcas de bateria automotiva.

Nosso ranking buscou analisar as marcas com base no seu custo-benefício e qualidade em geral.

Nesse sentido, temos que as melhores marcas de bateria automotiva para 2022 são:

  1. Moura: tradição, segurança e qualidade
  2. Heliar: ótimo custo-benefício e qualidade
  3. Bosch: o modelo ideal para quem busca poder bruto
  4. ACDelco: marca reconhecida por ser inovadora e sustentável
  5. Cral: a líder em vendas pelo custo-benefício
  6. Zetta: um dos melhores custos-benefícios e fabricada pela Moura
  7. Kondor: marca sustentável com bom custo-benefício

 

Bateria Moura1. Moura

Quando se fala em bateria, é difícil não ter a marca Moura figurando nas primeiras posições. Não é à toa, a marca possui mais de 60 anos de tradição no mercado brasileiro.

Atualmente a Moura é uma das maiores fornecedoras de baterias da América Latina, com mais de 80 distribuidores no Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai.

Com sua longa história e liderança, a empresa é uma das grandes inovadoras do mercado de baterias para todos os tipos de veículos.

Além disso, vem cada vez mais inovando em suas práticas sustentáveis na produção de suas baterias, acumulando diversas certificações internacionais no controle de qualidade.

Assim, as baterias Moura ocupam nosso primeiro lugar pela tradição, qualidade e segurança. Entretanto, é uma marca que você terá que desembolsar um pouco mais. Saiba mais sobre a Moura 60 Amperes.

Bateria Heliar2. Heliar

A Heliar oferece uma ótima combinação entre variedade de modelos com preços e qualidade exemplares, que recebe muitos elogios de seus consumidores.

Outro fator muito importante para ela figurar em nosso top 2 é sua sustentabilidade.

As baterias Heliar tem o grande destaque pela sua melhoria na eficiência de combustíveis, com grande redução nas emissões de CO2 que, além de fazer seu veículo mais eficiente, reduz o impacto no meio ambiente.

A Heliar também é uma marca de grande tradição. Fundada em 1931, são 90 anos de inovação, quando surgiu com a primeira bateria chumbo-ácido (SLI) para veículos com motores elétricos do Brasil.

Atualmente, a marca é equipamento original em mais de 40 fabricantes de veículos de passeios, comerciais, frotas e motocicletas.

Heliar também está presente no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai através de sua rede de mais de 70 distribuidores.

Bateria Cral3. Cral

Cral é a marca queridinha do Brasil. Líder de vendas no mercado, ganha destaque pela qualidade de seus produtos e linhas variadas.

Apesar do seu preço bastante acessível, isso não se traduz em grande diferença de qualidade com as de topo de mercado. A diferença no preço está mais no fato da fabricação ser 100% nacional, o que pode ser um grande diferencial na hora da compra.

A marca também tem diversas iniciativas sustentáveis. Instalada em Bauru, sua área de aproximadamente de 270mil m² contém cerca de 50 mil m² de área fabril e 80 mil m² de preservação ambiental.

Além disso, possui uma sólida estrutura de logística reversa para a produção e descarte consciente de baterias usadas. Se você busca uma marca comprometida com a sustentabilidade, a Cral pode ser uma das melhores marcas de baterias automotivas para você.

Bateria Bosch4. Bosch

A engenharia alemã é conhecida por ser uma das melhores do mundo. Com isso, não é de se surpreender de termos em nosso pódio a alemã Bosch.

A marca aposta na entrega de potência e segurança para maior estabilidade. Assim, é um modelo ideal para quem busca potência bruta.

Ao passo que os veículos estão usando mais partes elétricas, maior deve ser o poder da bateria para suportar todos os sistemas. Nesse sentido, a Bosch se torna uma das melhores opções para veículos com números cada vez maiores de componentes elétricos. Entretanto, seu alto preço a faz ocupar nosso terceiro lugar.

Em termos de segurança e qualidade, afinal, a Bosch é uma gigante mundial, com mais de 400 mil colaboradores, sendo mais de 76 mil apenas de pesquisadores e engenheiros.

Bateria ACDelco5. ACDelco

Dentro de nossa lista de melhores marcas de bateria automotiva, não podemos deixar de mencionar a ACDelco, uma das maiores representantes deste mercado no Brasil.

Entretanto, ela é uma marca mundial presente em mais de 60 países. Ademais, a ACDelco faz parte do grupo General Motors, sendo a fornecedora de diversas das peças originais das montadoras GM pelo mundo.

Além de produtos de altíssima qualidade, seu grande destaque está no foco na produção de baterias inovadoras e sustentáveis. Com isso, é uma das marcas que mais foca na gestão do seu impacto ambiental, desde a fabricação até o uso das baterias.

Bateria Zetta6. Zetta

A bateria Zetta traz uma linha de maior custo-benefício, sendo fabricada pela Moura. Tem chamado bastante atenção pela durabilidade.

Por outro lado, são baterias mais básicas, geralmente com tempo de garantia menor e CCA inferior, na casa dos 400 Amperes.

A marca Zetta é fabricada pela Moura, ou seja, em termos de qualidade de produção ela será equivalente ao nosso top 1. Entretanto, o público da Zetta é totalmente diferente, focando mais nos veículos com baixa necessidade energética e públicos que buscam baterias de qualidade com o menor preço.

Bateria Kondor7. Kondor

A Kondor é uma marca pouco conhecida no Brasil, com pouco mais de 30 anos de mercado, mas é uma boa alternativa para quem busca qualidade e preço baixo.

Sua fabricação é certificada pelo Inmetro e pelos selos internacionais IS0 9001 e 14001, que atestam o controle de qualidade e gestão ambiental, respectivamente.

Nesse sentido, pode ser uma boa pedida para veículos com necessidade elétrica moderada. A linha Free, destinada aos carros de passeios, oferece modelos com 38 a 225 Ah, com 12 meses de garantia.

Enfim, esse é o nosso ranking das 7 melhores marcas de bateria automotiva. Lembre-se de avaliar com cuidado o modelo da bateria antes de comprá-lo, conforme te mostramos no início do artigo.

Enfim, esse é o nosso ranking das 7 melhores marcas de bateria automotiva. Lembre-se de avaliar com cuidado o modelo da bateria antes de comprá-lo, conforme te mostramos no início do artigo.

Comentários (4)

  • Muito legal o texto que especifica como analisar todos os critérios de cada bateria para saber como avaliar. Seria perfeito se os valores desses critérios estivessem estipulados para cada uma dessas marcas para cada uma das categorias, em especial das baterias mais usadas no mercado.

    Reply
  • Já usei; Moura, Heliar e Zetta e afirmo sem sobra de dúvidas; Zetta foi de longe a melhor que usei, explicando: Moura é líder do mercado, sim, mas cobra por isso, baterias de 60 amp custam até 600 Reais, a que usei durou exatos 4 anos. Heliar pela minha experiência foi a pior de todas, custou 380 Reais na época, apenas 18 meses de garantia e antes de completar 2 anos começou a falhar e arriou (uma b0st4), e por incrível que pareça, há 4 anos comprei uma Zetta (meio desconfiado a principio), paguei 235 Reais e semana passada ela arriou, valeu cada centavo, comprei outra por 300 Reais sem medo de errar! Excelente custo beneficio!

    Reply
  • Não vejo que esse ranking esta qualificado, temos outras marcas superiores a essas no Brasil, uma delas é Pioneiro Baterias, a segunda maior fabricante de baterias nacional, 100% Brasileira. líder em reposição de moto no Brasil e a mais moderna e tecnológica do mercado, 400 mil unds fabricadas dentro do BR. E tem outras também.

    Reply
  • Uma bateria muito boa é a Tudor, não sei pq não aparece no ranking. O que me soa muito estranho pois a Tudor é fabricante da Bosch, acho que esse ranking foi tendencioso pois sou mecânico elétrico e posso provar que a Tudor na minha opinião seria a número 1 pois é a que possui o melhor índice CCA e possui o mesmo sistema de segurança da Moura

    Reply

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *