HomeAutomotivas

Quanto tempo dura uma bateria automotiva

Quanto tempo dura uma bateria automotiva
Like Tweet Pin it Share Share Email

Muitos motoristas têm dúvidas sobre quanto tempo dura a bateria automotiva. Afinal, são tantas as marcas, linhas, potências e demais especificações, que essa questão está sempre presente.

A princípio, o que influencia muito na validade do produto é a maneira como o veículo é usado. Conforme for o cuidado com o carro, pode ser mais ou menos tempo. O fato é que essa é uma peça fundamental para que o carro ligue e funcione normalmente. Portanto, o investimento nela é indispensável.

Em suma, baterias automotivas são compostas por placas de chumbo positivas e negativas e um solução de ácido sulfúrico (eletrólito). Elas servem para armazenar a energia. E os componentes presentes nela são protegidos por uma caixa plástica, encaixada no veículo para que ele funcione de maneira satisfatória.

Um carro que não tem uma bateria não funciona de jeito nenhum, além disso, se estiver em mal estado, pode comprometer a segurança do motorista e dos passageiros.

Além disso, especialistas gabaritados no assunto apontam que alguns cuidados devem ser tomados com os acessórios eletrônicos que compõem o automóvel para ajudar a bateria a durar mais tempo.

Ou seja, usar com cautela o rádio, alarme, rastreadores, luzes internas, entre outros, assim como se certificar que esses componentes estão devidamente desligados são formas de prevenir uma possível descarga da peça.


Mas afinal, quanto tempo dura a bateria do carro?

Se o que você procura é apenas saber quanto tempo dura uma bateria automotiva, a melhor resposta é: depende de como ela será usada, pois a validade do equipamento varia muito.

Importante dizer que cada marca apresenta uma data para a expiração da bateria. Algumas delas, entretanto, apresentam melhor durabilidade. Por isso que uma dica bacana é fazer uma pesquisa entre as mais bem avaliadas no mercado antes da compra.

De acordo com especialistas, o tempo de durabilidade de uma bateria de veículo gira em torno de dois a três anos quando usada de maneira correta. Todos aqueles cuidados com os itens eletrônicos são válidos nesse momento.

Frisando, que o mau uso pode reduzir a vida útil do produto pela metade, mesmo comprando uma marca que oferece uma validade acima da média. A seguir você pode conhecer quais as medidas mais eficientes para garantir uma bateria de qualidade por mais tempo em seu carro.

Quais fatores podem diminuir a vida útil da bateria automotiva?

O motorista deve ficar ligado em alguns cuidados e certas situações a que o carro está exposto e poderão influenciar no tempo de vida útil da bateria. Confira a lista a seguir.

Uso de acessórios elétricos do carro

LIgação Direta Bateria Automotiva
Sistema elétrico pode drenar a bateria do carro

De forma natural, a bateria do veículo pode ser alterada de acordo com a frequência e intensidade de uso do carro.

Por exemplo: um motorista por aplicativo que utiliza o carro 12 horas por dia com o rádio ligado poderá enxergar problemas mais rápido na bateria do que uma pessoa que só utiliza o carro para pequenos trajetos e poucas vezes na semana.

Claro que isso não é uma regra, pois como falamos, tudo depende de como o veículo é tratado. Mas a probabilidade de isso ocorrer é maior por conta da frequência e quantidade de horas de carro ligado.

Além disso, tomar os cuidados necessários são fundamentais para garantir o pleno funcionamento do carro, assim como garantir a vida útil da bateria.

Alguns dos cuidados necessários são:

  • Quando não for utilizar mais o veículo, certifique-se de que os faróis, rádios, luzes internas, entre outros, estejam desligados.
  • Se for utilizar o rádio com o motor desligado, de vez em quando ligue o motor para garantir o abastecimento da bateria e não correr o risco de que ela seja descarregada.

Sujeira nas conexões

Bateria Suja
Bateria Suja encurta a vida útil da bateria

Um ponto importante é prestar atenção caso o automóvel comece a apresentar falhas. Sujeira nas conexões da bateria está entre um dos motivos mais plausíveis nesse caso.

Todo e qualquer carro, com o passar do tempo, pode acumular resíduos em algumas partes do veículo. Dê sempre uma olhada na bateria e certifique-se de que ela apresenta a uma boa limpeza nas conexões.

Veículo parado por longo período de tempo

Um dos fatores mais comuns que influenciam no tempo de duração da bateria é uma longa parada do carro na garagem, por exemplo. Quando expostos a períodos extensos sem atividade nenhuma, a bateria pode descarregar completamente.

E isso é uma coisa interessante a ser dita, pois, mesmo que você deixe todos os acessórios desligados, conforme indicamos na primeira dica, a estrutura do automóvel vai puxar a energia de alguma forma, e assim, descarregando a bateria.

Portanto, se você estiver sem tempo e puder contar com a ajuda de alguém de confiança que possa realizar a ligação do motor do veículo 1 ou 2 vezes por semana, poderá garantir que a bateria dure por mais tempo.

Como identificar os problemas relacionados a bateria do carro?

O carro emite indícios de que a bateria não anda bem, desse modo, fique atento a alguns deles, como por exemplo:

Falhas em tempos frios: Nos períodos de muito frio a bateria é mais exigida para gerar energia através de uma reação química. Portanto, se o carro apresentar falhas, vale checar como anda o estado da peça com um especialista.

Luzes fracas e piscando: Quando a bateria não se encontra em bom estado, essas oscilações e alterações no funcionamento dos faróis, por exemplo, são muito comuns.

Oxidação dos terminais da bateria: É importante dar uma olhada na bateria para verificar se há oxidação ou vazamento na região. Leve ao mecânico e peça para ele analisar. Muitas vezes, uma limpeza resolve, mas em alguns casos a troca pode ser necessária.

Giro lento do motor: Quando você percebe que o giro do motor está mais lento e não oferece a mesma potência é hora de procurar um profissional de confiança.

Luz de alerta acesa: Fique atento ao painel. Se acender a luz de alerta da bateria procure um profissional gabaritado para checagem do problema. Muitas vezes isso está relacionado à própria bateria ou ao alternador.

A bateria arriou, o que devo fazer?

A bateria pode estar em bom estado, mas acaba sendo descarregada por mau uso. Quando isso ocorre, popularmente dizemos que a ‘bateria arriou’. Nesse caso, ela precisará de uma carga, que pode ser realizada com ajuda de outro veículo. por exemplo.

Veja como realizar a carga se a bateria descarregou:

  • Arrume um carro com a bateria carregada ou um carregador de baterias
  • Ligue o giro do motor do carro que tem a bateria carregada
  • Ligue o giro do motor do carro que tem a bateria descarregada
  • Deixe o carro a funcionar durante 20 minutos.

Se o problema foi apenas um descuido de ter deixado o rádio do carro ligado por muito tempo, essa opção irá resolver o problema.

Contudo, se a bateria descarregou mesmo com os devidos cuidados tomados, e se está em plenas condições de uso, sem sujeiras, sem vazamentos, procure um profissional para te ajudar.

O especialista deverá realizar uma medição e ver se a bateria está com a voltagem correta para o uso. Se não apresentar nenhum defeito, é provável que o automóvel esteja com problemas no restante do sistema elétrico, como por exemplo no alternador.

Bom, essas são as principais dicas para que você tenha uma bateria automotiva muito efetiva por mais tempo. Tome as devidas precauções para que a validade dela se assegure e não descarregue ou acabe antes do previsto.

Esperamos que tenha gostado das informações. Até uma próxima vez!