HomeAutomotivas

Bateria Automotiva Duracell é Boa?

Bateria Automotiva Duracell é Boa?
Like Tweet Pin it Share Share Email

Escolher baterias para carros não é uma tarefa simples. Há muitas marcas disponíveis no mercado, com as mais variadas características. Dentre as opções que estão fazendo sucesso atualmente está a bateria automotiva Duracell.

A marca norte-americana Duracell já é muito conhecida no Brasil no ramo de pilhas e baterias, sobretudo pelos comerciais publicitários que destacam seu mascote, o Coelho. Além disso, as cores preto e cobre valorizam a identidade visual da empresa, que possui uma história longa e marcante.

Modelos de bateria Duracell

As baterias automotivas Duracell são estruturadas em dois tipos principais, descritos detalhadamente no site da empresa:

Bateria Duracell EFBDuracell Advanced EFB: a tecnologia Enhanced Flooded Battery garante alto desempenho ao produto, tanto que os modelos dessa linha são considerados a evolução das baterias convencionais. Entre as vantagens, está a alta potência e durabilidade, bem como um tratamento especial nas placas positivas, adição de filme sintético e reforço no material ativo.

Bateria Duracell AGMDuracell Platinum AGM: a performance é a principal característica dessa versão, descrita como Absorbent Glass Mat. A Duracell garante que está entre as baterias mais modernas do mercado, com manta de vidro absorvente, alta tecnologia embarcada e perfeita para veículos Start Stop – que gastam menos combustível e poluem menos.

Por padrão, as baterias Duracell possuem cerca de 14 kg e medidas de: 242 mm de comprimento, 175 mm de largura e 175 mm de altura. Assim como as pilhas, as cores são preto, cobre, amarelo e com alguns detalhes em branco. A linha Starter é a mais tradicional do mercado. No site oficial, você pode conferir um manual completo com as especificações do produto.

História da Duracell

A Duracell é uma organização que não surgiu propriamente com esse nome. Tudo começou nos anos 1920, nos Estados Unidos, com base na sociedade de Samuel Ruben e Filipe Rogers Mallory. O primeiro era um grande cientista, já o outro, um fabricante de filamentos de tungstênio.

Eles iniciaram uma parceria que logo ascendeu e durou muitos anos, criando as primeiras pilhas de mercúrio do mercado. Além disso, as experiências de Ruben e a manufatura de Mallory permitiram a fabricação de pilhas alcalinas totalmente eficientes, consideradas mais duráveis que as concorrentes.

Para se ter ideia, foram eles que projetaram também as primeiras pilhas AAA – conhecidas como palito -, especificamente para funcionar em câmeras Kodak, febre nos anos 1950.

Durante um bom tempo, as pilhas levaram o nome de Mallory. Entretanto, em 1965 eles decidiram que a empresa deveria receber um nome mais simples e prático. Depois de tantas ideias, surgiu Duracell.

Além de mudar o nome e a identidade visual da marca, em 1973 foi criado o simpático coelho que se tornou o mascote oficial, representando a longevidade das pilhas em comparação a outros modelos. Do mesmo modo, o slogan “nenhuma pilha dura como Duracell” começou a fazer parte das propagandas da empresa.

Em 1975, Mallory faleceu, mas Ruben continuou na liderança da marca. A Duracell expandiu para diversos países, com sede inclusive no Brasil. Hoje em dia, a matriz está localizada nos Estados Unidos.

Já a grade de produtos, além das pilhas (que são o carro-chefe), há também outros acessórios, como as lanternas, por exemplo. Mais recente, entrou em seu escopo a produção de baterias automotivas. O sucesso tem sido grande, já que em pouco tempo a Duracell já se tornou competitiva no mercado, batendo de frente com modelos de outras marcas famosas, como Bosch e Moura, aqui no Brasil.

Tecnologia e sustentabilidade nas baterias Duracell

Segundo a Duracell, há modelos de bateria para todos os tipos de veículos, sejam leves (carros) ou pesados (caminhões), além de versões estacionárias. Todo esse aparato tem boa durabilidade e garante maior potência na partida.

Vale destacar que essa linha é bastante atual. No Brasil, foi lançada em 2017. De acordo com a companhia, todos os produtos seguem rigorosos padrões de qualidade, homologados seguindo portarias do INMETRO e o ISO 14001, um sistema de gestão ambiental para o uso e descarte correto de pilhas e baterias.

A sustentabilidade, aliás, é levada muito a sério pela Duracell, sendo um dos seus maiores diferenciais. O grupo revela em seu site que possui certificado de gestão ambiental de acordo com a CONAMA 401/08. Isso significa que há tratamento adequado no manuseio, na coleta, no transporte e descarte da bateria, assim como de todos os demais itens da marca.

Quanto à tecnologia, os produtos são estruturados com padrões internacionais de qualidade. Sendo assim, as baterias Duracell possuem:

Grade laminada-expandida: as moléculas são compactadas e deixam a grade da bateria mais resistente à penetração e ação da solução ácida, garantindo maior durabilidade ao aparato.

Tampa selada: uma tampa fabricada em polipropileno e condensadores de eletrólito, características que aumentam a vida útil da bateria.

Separador tipo envelope: um separador de polietileno tipo envelope com alta resistência mecânica a vibrações, o qual reforça a o ancoramento da grade e permite a aplicação nas mais variadas estruturas.

Adaptador múltiplo de base: para facilitar a fixação da bateria em diferentes tipos de veículos, dos leves aos pesados.

Indicador de carga: uma tecnologia que indica como está o estado da bateria – se está totalmente carregada, com carga baixa ou sobrecarregada.

Respiro com filtros anti chamas: o furo do respiro permite a instalação do kit gás, essencial para baterias instaladas no interior do veículo.

Bateria Duracell é boa?

A marca Duracell é uma referência quando o assunto é energia e durabilidade. Seguindo os padrões de qualidade internacionais, a empresa oferece, entre outras, uma linha completa de baterias automotivas.

As baterias automotivas da Duracell podem ser consideradas versáteis e democráticas, pois há modelos para todas as necessidades e cada tipo de veículo, seja ele leve ou pesado, oferecendo maior potência na partida, além de durabilidade do material e segurança para o condutor.

De acordo com a própria Duracell, a fabricação das baterias para carro conta com alta tecnologia, padrão de qualidade e desempenho, respeitando a legislação brasileira e certificação do INMETRO conforme as Portarias nº 301/2011 e 299/2012.

Para se ter uma ideia, as baterias Duracell são fabricadas com foco na sustentabilidade, atendendo normas presentes na CONAMA 401/08 para todas as etapas do processo produtivo:

  • Manuseio
  • Estocagem
  • Coleta
  • Transporte
  • Reciclagem de sucatas de baterias.

Muito popular no Brasil por conta de pilhas alcalinas, a Duracell tem ganhado espaço no mercado automotivo e a confiança dos consumidores mesmo sendo nova. O nome conta bastante, claro, mas as avaliações positivas surgem com frequência.

Conclusão sobre as baterias automotivas Duracell

Todo veículo merece uma bateria eficiente, de qualidade e com um bom preço. Por isso, você deve pesquisar bastante antes de fazer o investimento, sobretudo em relação a marcas e as características do aparato.

Conhecer melhor a bateria automotiva Duracell é interessante para saber se esse modelo atende suas expectativas. Apesar de ser nova no mercado, provém de uma empresa já consolidada e com expertise em tecnologias referentes, que são agregadoras à qualidade do produto. As avaliações até o momento têm sido positivas, então vale a pena incluí-la em sua pesquisa por modelos e preços.

Vale lembrar que a bateria é essencial para o funcionamento do veículo e deve ter boa vida útil, para não deixar você na mão quando mais precisa. Sendo assim, entenda detalhadamente seu carro e suas necessidades. Conte com a opinião de especialistas e compre apenas produtos que seguem todos os padrões de qualidade e segurança.

Esperamos que este guia tenha esclarecido suas dúvidas sobre a marca. Até mais.

Comentários (0)

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *